terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Francesinha e a sua história

Olá a todos!

Aqui serão descritos os sítios por onde passar onde sirvam as típicas Francesinhas Portuenses.

Esclareço que todas as notas dadas são meramente a minha opinião pessoal e não pretendem indicar mau serviço ou qualidade dos estabelecimentos em questão.

Quem não sabe o que isso é aqui fica uma pequena lição de história:

A sanduíche Francesinha é um prato típico da cidade do Porto, baseado numa tosta francesa, supostamente recriado por um cozinheiro emigrante retornado de França.

Descrição:

A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.

História:

Uma das teorias sobre a origem da francesinha remonta aos tempos das invasões francesas: Os soldados franceses costumavam comer umas sandes com pão de forma e onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. Mas faltava uma coisa importantíssima que os portuenses imediatamente passaram a colocar nas ditas sandes – o molho.

No entanto, actualmente parece haver alguma unanimidade em dar os créditos da sua criação a Daniel David Silva, então empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.



Variedades:

Existem variedades de francesinhas com cogumelos, galinha, bacalhau, atum, vegetais, entre outras.

Na Póvoa de Varzim surgiu uma variedade nos anos 60 num snack-bar do Passeio Alegre, a partir da francesinha portuense e para consumo rápido entre os banhistas nortenhos que acorriam às praias da cidade. A francesinha poveira é um tipo de francesinha feita em pão-cacete que pode ser comido à mão enquanto se passeia ou no prato na mesa de um restaurante. Tem um molho específico feito à base de manteiga, margarina, ketchup de tomate, conhaque, Brandy, Porto ou whiskey e adicionando piripiri e sal. Tornou-se de tal forma popular que já é encontrado em cidades vizinhas, a Câmara Municipal tem promovido esta variedade de francesinha com o concurso Na rota da Francesinha Poveira.

Eis a foto da Francesinha:


3 comentários:

Ricardo Machado disse...

Ó amigo, com a tua esbelta silhueta, ninguém diria que comes tanta francesinha.
Pecas por a falta de alguns dos melhores sítios com francesinhas da nossa zona. Tens o Torres, o O Sítio das Francesinhas do Pereira, em Valongo, onde são autênticos monumentos à francesinha... Um que não aconselhor é o Tabernix, em Massarelos, comi uma vez e ficou muito aquem das expectativas.
Resumindo, gostei do blog. Vou voltar mais vezes, para saber onde comer a próxima.

Anónimo disse...

So digo uma coisa.... Nhami....

Anónimo disse...

desculpa que te diga mas a francesinha é NOJENTA :P